CIRANDA – AFETIVIDADES
(Rogério marques)
Do dicionário Aurélio: “Afetividade – qualidade ou caráter de afetivo; conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão da dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.”
Nas relações sociais e jurídicas, há uma gama de fatores que agregam a psiquê humana, integrando em relações de afeto e sócio - afetivas, enfim, tudo se descortinam numa situação jurídica.
Vale destacar também no âmbito do Direito de Família, a aceitação dos sentimentos filiais e paternais (parentalidade), inclusive do filho de afeto (filiação sócio - afetiva), como aquele oriundo da relação do companheiro, de outra união, ou aquele filho de criação, como dito antigamente. Atualmente, esta filiação afetiva também goza de proteção legal.
Há também o apego a coisas e objetos, ou o afeto ao animal de criação, no âmbito familiar.
Para o poeta, a afetividade não tem um conceito previamente definido e abrange qualquer sentimento que emerge da alma vivente. A afetividade compreende o estado de ânimo, humor, sentimentos, as emoções e as paixões e reflete na capacidade de experimentar tais sentimentos.
Vamos poetrixtar com sentimentos de afetividades ...
C001. AFETIVIDADE @Rogério Marques
Afeto começa no feto
Ternura e vitalidade
Eis uma vida de amor
C002. LAÇOS DE RECIPROCIDADE @Rogério Marques
Quem dar amor, recebe em troca
Enlaça compreensão
Afetuosamente rubrica