ÉTICA DA VIRTUDE @Rogério Marques
Tem como início a introdução desta Ciranda numa citação do biólogo americano Richard Lewontin, sic: “Não existe um significado de ambiente que seja independente e abstrato. Assim como não existe organismo sem ambiente, não existe ambiente sem organismo. Os organismos não experimentam o ambiente. Eles o criam. Constroem seu próprio ambiente com as partículas e pedaços do mundo físico e biológico, e fazem isso por meio de sua atividade.
O trecho nos remete à reflexão de observar a vida e o meio ambiente, atendendo aos princípios éticos, humanos e até mesmo espirituais em relação às coisas das quais nos cercam.
“ ... A questão ética relativa ao nosso modo de viver, pois ética e espiritualidade são duas faces da mesma moeda, uma não existe sem a outra. (..) Por exemplo, “.. Vemos também que, conforme o tempo passa, quem chega encontra menos comida e desperdiça mais, num círculo vicioso que a ciência chamaria de “feedback positivo”: como há pouca comida, pego bastante, e como pego bastante, sobra menos para os outros. Os últimos que chegam à festa encontram só restos e sobras.” Como devemos classificar as pessoas que chegaram antes dos últimos? (MAZZUCCO, Cláudio. Imperator. DE LONGE VI A SUA LUZ ... AMORC. Curitiba/PR, 2022.) Com isto, surge o conceito de sustentatibilidade das atividades humanas, ou seja, “atividades que não colocam em risco o bem-estar daqueles que virão depois de nós, pois não temos o direito de acabar com os recursos do planeta.” (ob. Cit.) “Nós criamos o ambiente em todas as suas dimensões: física, biológica e social. Definimos, a cada vez, qual deve ser o nosso ecossistema, e isso influenciará o que somos a todo instante.” (Ob. Cit).
Com estas citações, passo a sintetizar de que a Ética da Virtude está dentro de cada um de nós, que temos responsabilidade e consciência de nosso ser e do ambiente em que vivemos. Do ponto de vista jurídico, a ética pode ser normatizada, tornando-se “norma agendi”, e, como tal, pode gerar sanção. Porém, a virtude faz parte da consciência individual, é intrínseca, é subjetiva. Estando no campo da “facultas agendi”, não gera sanção. Para a primeira, na síntese do jurista Hans Kelsen, em Teoria Pura do Direito, se A é norma, B deve ser a sanção. Entretanto, a virtude é valorada no âmago da consciência humana e o seu valor não é cotado em cifras. Ninguém pode negar o grande valor de mãe ou de pai, mas este não é mesurável, não tem preço. Isto é virtude! Quanto vale a Ecologia, a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica? Não tem preço. O seu valor é universal. O dano é que pode ser cotado financeiramente, no sentido de uma razoável compensação dos prejuízos legados à humanidade.
"Ética é a disciplina filosófica que estuda os princípios morais que orientam as ações humanas, e que define o que é certo e o errado. A palavra ética vem do grego ethos, que significa "caráter" ou "comportamento"." Ela é modificável ao longo dos tempos (mutatis mutandis), enquanto a virtude é imutável.
O tema é muito mais extenso, pois a Ética da virtude é sublime e essencial à humanidade, de ontem, de hoje e de amanhã. Convido a todos os poetrixtas a exprimirem seus pensamentos virtuosos em lindos e sondáveis poetrix.
C001. ÉTICA DA VIRTUDE @Rogério Marques
Facultas agendi
Pensada na mente
Sentida no coração
C002. “TODOS SOMOS LIVRES PARA AGIR E A PENSAR” @Rogério Marques
Liberdade glosa com a virtude
O agir gera responsabilidade
Isto é ético!
C003. ÉTICA DA VIRTUDE @Rogério Marques
Justa medida
Caminho da felicidade
Harmonia universal