INFORMES GERAIS
Itaocara/RJ, 05 de abril de 2024.
Distintos Acadêmicos da
Academia Brasileira de Letras e Artes minimalistas
Nesta data tomei conhecimento do ocorrido na reunião de 17/03/2024, ocasião em que estive presente no Encontro Nacional da UBT em Santos/SP, juntamente com as confreiras Luiza Fillus e Sílvia Svereda, bem ainda dos acadêmicos honorários Luiz Vieira e Célia, então acadêmicos fundadores deste sodalício.
Percebida a não aprovação das contas, diante dos trabalhos contábeis tecnicamente elaborados, e, como insinuados naquela assembleia pelos acadêmicos Cleusa, Francisco Chagas e Alberto, no sentido de uma punição à pessoa deste acadêmico e ex-presidente deposto, sob a alegação de ter sido desonesto e defraudador. E, para desencargo de minha consciência, fruto de humildade e caráter trazido de berço e por honra à alma de meu pai, vale ao presidente informar qual o item do Balanço contábil não fora aprovado e quanto devo de fato fazer restituir.
Remoer mágoas não faz bem a ninguém, e, neste episódio a punição é de trato financeiro, e, não cabe a mim ser exemplo de “impunidade e de desonestidade”, como nitidamente exposto na 37ª Ata de Reunião ordinária.
Vale ressaltar que a impossibilidade de estar presente em reunião marcada em dia comercial às 14 horas justifica pelo trabalho à frente de uma SERVENTIA NOTARIAL E DE REGISTRO. Este humilde acadêmico precisa de trabalho. Ainda assim gravei um vídeo para ser apreciado pelo Conselho Fiscal e que, como diz respeito à minha honra, torná-lo-ei público, que se encontra no link: https://youtu.be/18TsTbW8ZSo?si=-fEmAc1d2SYGjl0l
O Balanço contábil também se encontra à disposição de todos os interessados em https://rogeriomarquescosta.com/ebooks.php
A melhor forma de transparência é dar publicidade de seus atos, e, disto dou-me prova robusta e consciente.
Tentativas de contatos com o presidente atual inúmeras vezes, e, todas frustradas, assim como a outros acadêmicos. Coloco-me à disposição para organização administrativa da Academia dentro dos parâmetros legais, e, que até a presente data as responsabilidades fiscais desta ainda correm sob a minha chancela, inclusive para declarações de Imposto de Renda e outras declarações fiscais.
Quanto ao Contrato do Cultura Music, com o Geraldo, da cidade de Passa Tempo MG, foi mantido às minhas expensas desde agosto do ano findo, e, que o projeto com o mesmo produtor continuará ainda comigo, e, desde já, convido a todos que queiram participar, a partir de um projeto iniciado há mais de 10 anos, e, que estava interrompido, que é a da Casa do Poeta Minimalista fixado na capital mineira (Eixo Itaocara/RJ-Belo Horizonte).
É lamentável o encerramento do Site do Escritor, como site personalizado da Academia, valendo destacar que o Recanto das Letras não aceita versão gratuita para páginas de Pessoa jurídica. Como repositório da Academia, dentro da Editora Recanto das Letras, apenas em Site do Escritor, e, caso seja por questões financeiras, proponho financiar inteiramente o Site da Academia na plataforma Site do Escritor.
Discordo também da aprovação do Acadêmico Antônio Araújo, que antes designado como Acadêmico Correspondente, e, somente este o distintivo que lhe caiba, porque o mesmo reside no Exterior, não cabendo ser acadêmico efetivo enquanto não tiver residência no país.
Outro pesar que fui tomado de espanto é de estar desvirtuando o propósito inicial da Academia de ter, pelo menos, um representante de cada Estado Brasileiro e o Distrito Federal. Parece que o pensamento é o eixo SP-PR. Caso isto seja o pensamento norteador da atual diretoria, seria lamentável, e, faço votos que seja reconsiderado.
Solicito, se possível, a minha inserção ao Grupo Whatsapp, porém, sem o designativo de administrador.
Certo de merecer a atenção de todos, coloco-me à disposição.
ROGÉRIO MARQUES SEQUEIRA COSTA
ACADÊMICO FUNDADOR
Cadeira 01 Patrono Paulo Leminski
Idealizador da Casa do Poeta Minimalista
ROGER BUENO
Enviado por ROGER BUENO em 05/04/2024